Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática
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A formação inicial de professores constitui-se numa etapa importante no processo de desenvolvimento
de competências para a construção da profissionalidade docente. Esta etapa possibilita a construção
do conhecimento profissional e também favorece o desenvolvimento de capacidades, disposições e atitudes, com o objetivo de preparar os futuros professores para a ação educativa. Este conhecimento
tem procurado responder à necessidade de uma maior compreensão da prática educativa, com uma
preocupação crescente na construção da profissionalidade, considerando as situações complexas a que
os professores têm de dar resposta. Em contexto de práticas, onde novos conhecimentos são concebidos
e alterados continuamente, a reflexão é fundamental, nomeadamente na reflexão sobre a ação, na reflexão na ação e na reflexão sobre a reflexão na ação, indo ao encontro das ideias de Donald Schön. Este
saber agir é igualmente condição base para uma plena consciência dos conhecimentos, capacidades,
saberes, emoções, valores e atitudes que ditarão a diferença na sua passagem à acção. A competência
profissional manifesta-se na junção de três fatores essenciais: o saber-agir, que pressupõe saber mobilizar e combinar recursos; o querer-agir, intrinsecamente ligado ao fator motivação do profissional; e
o poder-agir, refletindo-se em e na ação imediata. Do ponto de vista metodológico o estudo assume a
modalidade de estudo de caso, centrado sobre um grupo/turma, com 12 estudantes, que se encontra a
frequentar o mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB, numa escola superior de educação do nordeste de Portugal. Para a recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário. Com
este estudo quisemos saber que competências desenvolvem os educadores/professores ao longo da sua
formação inicial, que lhes permitam responder adequadamente às solicitações dos diferentes contextos educativos onde atuam. Para tal, pretendeu-se perceber que competências dizem os estudantes
desenvolver no decorrer da formação inicial e como se refletem na Prática de Ensino Supervisionada
concretizada nos contextos educativos. Os resultados apontam para a valorização das competências
desenvolvidas na formação inicial. No entanto, os futuros professores identificam algumas fragilidades
a este nível que se vão diluindo nas leituras paralelas que fazem no decurso da ação em contexto e,
também, através dos momentos de reflexão que fazem com os supervisores cooperantes e supervisores
institucionais.