Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática Conference Paper uri icon

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  • A formação inicial de professores constitui-se numa etapa importante no processo de desenvolvimento de competências para a construção da profissionalidade docente. Esta etapa possibilita a construção do conhecimento profissional e também favorece o desenvolvimento de capacidades, disposições e atitudes, com o objetivo de preparar os futuros professores para a ação educativa. Este conhecimento tem procurado responder à necessidade de uma maior compreensão da prática educativa, com uma preocupação crescente na construção da profissionalidade, considerando as situações complexas a que os professores têm de dar resposta. Em contexto de práticas, onde novos conhecimentos são concebidos e alterados continuamente, a reflexão é fundamental, nomeadamente na reflexão sobre a ação, na reflexão na ação e na reflexão sobre a reflexão na ação, indo ao encontro das ideias de Donald Schön. Este saber agir é igualmente condição base para uma plena consciência dos conhecimentos, capacidades, saberes, emoções, valores e atitudes que ditarão a diferença na sua passagem à acção. A competência profissional manifesta-se na junção de três fatores essenciais: o saber-agir, que pressupõe saber mobilizar e combinar recursos; o querer-agir, intrinsecamente ligado ao fator motivação do profissional; e o poder-agir, refletindo-se em e na ação imediata. Do ponto de vista metodológico o estudo assume a modalidade de estudo de caso, centrado sobre um grupo/turma, com 12 estudantes, que se encontra a frequentar o mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB, numa escola superior de educação do nordeste de Portugal. Para a recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário. Com este estudo quisemos saber que competências desenvolvem os educadores/professores ao longo da sua formação inicial, que lhes permitam responder adequadamente às solicitações dos diferentes contextos educativos onde atuam. Para tal, pretendeu-se perceber que competências dizem os estudantes desenvolver no decorrer da formação inicial e como se refletem na Prática de Ensino Supervisionada concretizada nos contextos educativos. Os resultados apontam para a valorização das competências desenvolvidas na formação inicial. No entanto, os futuros professores identificam algumas fragilidades a este nível que se vão diluindo nas leituras paralelas que fazem no decurso da ação em contexto e, também, através dos momentos de reflexão que fazem com os supervisores cooperantes e supervisores institucionais.

publication date

  • January 1, 2020