As competências do professor na educação a distância
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Ao Professor, desde a institucionalização e estruturação do ensino formal até aos dias de hoje, é-lhe acometida a imprescindível função de providenciar condições para que o Aluno (aprendente) adquira, consolide e mobilize conhecimentos e competências curricularmente relevantes e realize aprendizagens significativas. No contexto da capacitação digital dos docentes, do uso massivo da internet e das diferentes redes de comunicação e ainda do exponencial aumento das possibilidades de aprender colaborativamente, acentuado pela situação pandémica vivida (COVID-19), este trabalho apresenta-se como um contributo para refletir sobre as competências, imprescindíveis e desejáveis, do Professor na implementação da Educação a Distância. Neste sentido, é efetuada uma revisão narrativa da literatura sobre a temática, uma análise aos documentos estruturantes e à principal regulamentação portuguesa que orienta a Escolaridade Obrigatória. A análise foi efetuada metodologicamente, primeiramente, pela verificação dos conceitos relacionados com competências presentes em cada um dos documentos, e seguidamente pela criação de domínios de modo suficientemente transversais onde esses conceitos traduzidos em competências pudessem ser agrupados, articulados e sintetizados, parecendo uma opção aceitável, a fim de retirar as principais ideias que sustentam uma indicação de competências, imprescindíveis e desejáveis do Professor na Educação a Distância. O conceito de competência considerado apresenta-se como uma combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes, papéis, estratégias e atribuições. Pelos documentos estruturantes e a legislação que regula a Educação a Distância em Portugal ficam realçados domínios de competências organizativas-administrativas, pedagógicas e didáticas, comunicativas e sociais, tecnológicas e digitais e de desenvolvimento profissional. De todos estes domínios de competências o que mais se evidencia, pela quantidade de itens e o seu enquadramento, é o domínio das competências pedagógicas e didáticas. Resulta claro que o Professor é uma das pessoas chave na Educação; é-o na Educação Presencial e também o é na Educação a Distância.
Ao Professor, desde a institucionalização e estruturação do ensino formal até aos dias de hoje, é-lhe acometida a imprescindível função de providenciar condições para que o Aluno adquira, consolide e mobilize conhecimentos e competências curricularmente relevantes e realize aprendizagens significativas. No contexto da capacitação digital dos docentes, do uso massivo da internet, das redes de comunicação e do exponencial aumento das possibilidades de aprender colaborativamente, este trabalho apresenta-se como um contributo para refletir sobre as competências, imprescindíveis e desejáveis, do Professor na implementação da Educação a Distância. Neste sentido, é efetuada uma revisão narrativa da literatura sobre a temática, uma análise aos documentos estruturantes e à principal regulamentação portuguesa que orienta a Escolaridade Obrigatória. O conceito de competência considerado apresenta-se como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Resulta claro que o Professor é uma das pessoas chave na Educação Presencial e também o é na Educação a Distância.
From the institutionalization and structuring of formal education to the present day, the
Teacher is entrusted with the essential role of providing conditions for the Student to
acquire, consolidate and mobilize curricular relevant knowledge and skills and carry
out significant learning. In the context of the digital training of teachers, the massive
use of the internet and communication networks and the exponential increase in the
possibilities of collaborative learning, this work presents itself as a contribution to reflect
on the skills, essential and desirable, of the Teacher in the implementation of Distance
Education. Hence, a narrative review of the literature regarding this subject is provided,
as well as an analysis of the structuring documents and of the main Portuguese
regulation that guides Compulsory Education. The concept of competence is
presented as a combination of knowledge, skills, and attitudes. It is regarded that the
Teacher is one of the key people in Presential Education, but also in Remote
Education
From the institutionalization and structuring of formal education to the present day, the Teacher is entrusted with the essential role of providing conditions for the Student (learner) to acquire, consolidate and mobilize curricular relevant knowledge and skills and carry out significant learning. In the context of the digital training of teachers, the massive use of the internet and different communication networks and the exponential increase in the possibilities of collaborative learning, accentuated by the experienced pandemic situation (COVID-19), this work presents itself as a contribution to reflect on the skills, essential and desirable, of the Teacher in the implementation of Distance Education. Hence, a narrative review of the literature regarding this subject is provided, as well as an analysis of the structuring documents and of the main Portuguese regulation that guides Compulsory Education. The analysis was carried out methodologically, firstly, by verifying the concepts related to competences present in each of the documents, and then by creating sufficiently transversal domains where these concepts translated into competences could be grouped, articulated, and synthesized, seeming to be an acceptable option, to extract the main ideas that support an indication of essential and desirable competences of the Teacher in Distance Education. The concept of competence considered is presented as a combination of knowledge, skills, attitudes, roles, strategies and attributions. Through the structuring documents and the legislation that regulates Distance Education in Portugal, areas of organizational-administrative, pedagogical, and didactic, communicative, and social, technological, and digital skills and professional development are highlighted. Of all these domains of competence, the one that stands out the most, due to the number of items and their framework, is the domain of pedagogical and didactic competences. It is clear that the Teacher is one of the key people in Education; not only in Presential Education, but also in Remote Education.