As matrículas de estudantes com altas habilidade e superdotação: eficácia da política pública?
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O Brasil é um dos pioneiros na legislação e reconhecimento do fenômeno multifacetado das altas habilidades ou superdotação (AH/SD). Todavia, os dados de matrículas de estudantes AH/SD não refletem o pioneirismo, fato evidenciado pelo baixo índice de identificação e atendimento educacional. Destaca-se, assim, a emergência de estudos científicos sobre os resultados dessas políticas públicas. Assim, o objetivo do ensaio é, a partir dos dados do censo escolar da educação básica de 2011 até 2021, realizar uma análise descritiva e exploratória da eficiência da política pública do Município de Matinhos na identificação e atendimento dos estudantes AH/SD. Dentre os resultados, constata-se que a situação de Matinhos é semelhante às realidades estadual e nacional, face o baixo número de matrículas de estudantes AH/SD. Percebe-se, ainda, que o censo não realiza a distinção das matrículas na rede municipal e estadual, bem como que ambos os entes federativos não possuem diálogo institucional.