Práticas de cidadania em contexto educativo Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • As mudanças sociais , políticas e económicas, que se processam a um ritmo vertiginoso, lançam novos desafios às instituições educativas e exigem uma atenção particular sobre a cidadania e a sua educação . A educação para a cidadania emerge claramente nos discursos e, passo a passo a sua importância e notoriedade tem vindo a ser realçada e a afirmar-se em várias dimensões da escola. O papel dos professores toma-se, deste modo a pedra angular na preparação de cidadãos capazes de participarem ativamente num projeto comum a todos os cidadãos. No seu âmago a escola deverá promover espaços e tempos de cidadania. Procurou-se, junto de oito docentes de uma escola do 1º ciclo do ensino básico, do norte do pais, perceber como é que a cidadania é vivida em contexto escolar. Recorreu-se a uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os dados revelam que, embora o modus vivendi da escola nem sempre sejam a confirmação da cidadania democrática que se deseja, há um esforço visível em promover a cidadania em contexto escolar, através de estratégias ativas e participativas, privilegiando uma abordagem transdisciplinar.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017