Emoções, paremiologia e promoção da saúde Conference Paper uri icon

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  • Os benefícios das competências emocionais nos indivíduos têm vindo a obter um crescente consenso entre investigadores. A importância das ações e reflexões dos seres humanos sobre os temas geradores de várias emoções, no conjunto das relações sociais, é facilmente constatável em culturas e épocas distintas. Tais ações e reflexões contêm diversas modalidades de produções culturais, como valores, normas, manifestações artísticas, linguagens e até estereótipos. Entre essas produções culturais estão os provérbios, que, no presente estudo, constituem a principal fonte de reflexão. Pretendeu-se analisar a valorização das emoções a partir do contributo das expressões paremiológicas. Analisar de que forma a paremiologia sugere contributos na gestão emocional e na promoção da saúde. Foi feita pesquisa de natureza qualitativa a partir de uma revisão da bibliografia selecionada para o efeito, tendo por base os conceitos de inteligência emocional de Golmen. Procedeu-se a uma categorização global das expressões proverbiais e esta foi seguida de uma análise específica. Foram encontrados provérbios que traduzem explicitamente que comportamento gera e as respetivas implicações, bem como os provérbios que revelam as emoções como aspetos adaptativos nos pequenos e grandes desafios da vida. O proverbio como ato de fala num processo de comunicação pode desencadear emoções mais ou menos agradáveis conforme o interlocutor, descodifique, compreenda e reconheça legitimidade para colocar em prática o que se apresenta de uma forma mais ou menos explicita. Temos consciência que a contextualização é fundamental para que o provérbio tenha o efeito pretendido e que existem muitos deles que no contexto atual não têm a função pedagógica esperada.
  • Os benefícios das competências emocionais nos indivíduos têm vindo a obter um crescente consenso entre investigadores. A importância das ações e reflexões dos seres humanos sobre os temas geradores de várias emoções, no conjunto das relações sociais, é facilmente constatável em culturas e épocas distintas. Tais ações e reflexões contêm diversas modalidades de produções culturais, como valores, normas, manifestações artísticas, linguagens e até estereótipos. Entre essas produções culturais estão os provérbios que, no presente estudo, constituem a principal fonte de reflexão. Objetivo: analisar a valorização das emoções a partir do contributo das expressões paremiológicas. Analisar de que forma a paremiologia sugere contributos na gestão emocional e na promoção da saúde. Método: pesquisa de natureza qualitativa com revisão da bibliografia que, tendo por base os níveis de inteligência emocional de Golmen, se procedeu-se categorização das expressões proverbiais. Resultados: foram encontrados provérbios que traduzem explicitamente que comportamento gera comportamento com as respetivas implicações, provérbios que revelam as emoções como aspetos adaptativos nos pequenos e grandes desafios da vida. Conclusões/sugestões: O proverbio como ato de fala num processo de comunicação pode desencadear emoções mais ou menos agradáveis conforme o interlocutor, descodifique, compreenda e reconheça legitimidade para colocar em prática o que se apresenta de uma forma mais ou menos explicita. Temos consciência que a contextualização é fundamental para que o provérbio tenha o efeito pretendido e que existem muitos deles no contexto atual não têm a função pedagógica esperada

publication date

  • January 1, 2015