A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores
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A principal intencionalidade deste estudo prende-se com o contributo para a melhoria da qualidade da educação reconhecendo-se que a escola deve assumir um papel fundamental na promoção da Educação para o Desenvolvimento (ED) e da Educação para a Cidadania Global (ECG). Neste sentido, consideramos que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem desenvolver esforços para incorporarem abordagens didáticas e pedagógicas que beneficiem esse processo e se responsabilizem pela partilha com outros estabelecimentos de ensino. Numa primeira interpelação, e tendo por base os seis temas globais propostos no Referencial ED, pretende-se fazer um mapeamento das unidades curriculares (UC) em três cursos de Mestrados profissionalizantes para a docência, no sentido de perceber se existem (ou não) acostagens cuja natureza se identifique com temas de ED/ECG. Foram analisadas 29 UC (22 obrigatórias + 7 opcionais). Recorreu-se à análise de conteúdo e os resultados indicam a necessidade de, enquanto IES, refletirmos sobre os conteúdos e resultados de aprendizagem que devem ser contemplados nos programas das UC, no sentido de dar mais responsabilidade social aos estudantes que serão, no futuro, professores, salvaguardando-se também um trabalho mais próximo com os documentos oficiais. Pensamos também que os resultados nos dão contributos para reforçar os conhecimentos e as competências dos estudantes no âmbito da ED/ECG.