Planeamento estratégico em contexto específico: o caso do ensino superior agrário português
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O estudo do planeamento estratégico das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo das universidades e institutos politécnicos que, em Portugal, se dedicam ao ensino superior das ciências agrárias. Os resultados mostram que, no ensino superior agrário, a declaração da missão é importada da legislação acerca da missão para o ensino superior e está, explicitamente, formulada; os objectivos organizacionais são definidos de modo a estarem, devidamente, articulados com a declaração de missão e com os objectivos específicos para cada unidade orgânica; a análise interna consiste na elaboração de listas de pontos fortes e pontos fracos da organização, obtidos por consenso num processo participativo; a análise externa consiste na elaboração de uma listagem de ameaças e oportunidades com recurso a dados estatísticos acerca do ambiente externo; a decisão estratégica baseia-se em alternativas estratégicas delineadas num processo de planeamento deliberado baseado nos fundamentos das escolas prescritivas; a orçamentação envolve a aplicação de acréscimos ou decréscimos face ao exercício anterior e a afectação de recursos a programas concretos do plano estratégico; o plano estratégico inclui o conjunto dos programas de acção que pretendem implementar-se e cuja realização está condicionada pela obtenção de recursos ou pelo consenso; por fim, o controlo estratégico é inexistente.