Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial Book uri icon

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  • Este livro pretende ser um contributo para o debate e reflexão de temas relativos ao empreendedorismo e à forma como é gerido o conhecimento nas organizações, visto como plataforma de sustentação da competitividade empresarial e do crescimento económico. Desta forma, é importante, analisar as dinâmicas geradoras de conhecimento entre empresas portuguesas e espanholas, medindo o grau de criatividade e inovação empresarial existente entre a Galiza e o Norte de Portugal. A obtenção dessa informação foi feita fazendo uso de questionários, dirigidos a pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e a Região da Galiza. O objectivo foi medir o grau de aproveitamento do conhecimento gerado nas empresas, identificando as facilidades/ dificuldades sentidas no lançamento de novos negócios/produtos, medindo o esforço inovador na empresa, tipo de resultados que decorreram da inovação, bem como os recursos de suporte a essa mesma inovação. Os resultados que podem advir dos processos de tratamento e uso do conhecimento organizacional são apontados como vantagens competitivas significativas para as organizações. A economia mundial e mais especificamente, a economia ibérica, têm tudo a ganhar na captação de sinergias resultantes das várias parcerias que se podem estabelecer no âmbito da gestão do conhecimento gerado por ambos Países.
  • This books intended as a contribution to the debate and reflection on topics relating to entrepreneurship and the way knowledge is managed in organizations, as a platform for support of business competitiveness and economic growth. Thus, it is important to analyze the dynamic generation of knowledge between Portuguese and Spanish companies, measuring the degree of creativity and business innovation between Galicia and northern Portugal. That information was obtained by making use of questionnaires, aimed to small and medium enterprises in northern Portugal and Galicia. The aim was to measure the degree of utilization of knowledge generated in the companies, identifying the facilities / difficulties experienced in launching new business / product, measuring the innovative effort, and support resources to that innovation. The results that may arise from the treatment processes and use of organizational knowledge are pointed out as a significant competitive advantage for organizations. The world economy and more specifically, the Iberian economy, have everything to gain in the capture of synergies arising from the various partnerships that can be established in the management of knowledge generated by both countries.

publication date

  • 2017