Espelho quadriculado digital
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a validade da utilização de uma metodologia
de correção postural baseada na utilização de um espelho quadriculado, na aquisição
de imagens digitais e na análise destas através da medição de ângulos utilizando o software SAPO (software para avaliação postural) no plano anterior.
Foram analisados 12 voluntários em pé (4 homens e 8 mulheres), sendo que dos 12
voluntários, 6 (2 homens e 4 mulheres) também foram analisados sentados, não apresentando
nenhuma patologia músculo-esquelética no último ano. Para cada voluntário foi captada uma imagem com e sem quadriculado, através da rotação da estrutura com o vidro, num plano frontal.
O vidro utilizado para a avaliação dos voluntários tinha a característica de espelho, apresentando um lado normal e um lado com quadriculado.
Assim, após a análise dos ângulos medidos, fez-se a média e respetivo desvio padrão,
onde se pode concluir que todos os voluntários apresentavam uma postura incorreta, um desnível dos ombros tanto numa postura em pé como numa postura sentada e ainda chegar à mesma conclusão em relação ao objetivo deste estudo. Visto que, a
partir dos resultados obtidos, pode verificar-se a validade da utilização de um espelho quadriculado para a correção postural uma vez que, quando o lado quadriculado era exibido aos voluntários induzia-os a autocorrigirem-se sozinhos enquanto que o lado sem quadriculado induzia-os a terem a postura normal do dia a dia.