Impacto do processo de coaching na produtividade das empresas
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Resumo
A International Coaching Federation (ICF) define Coaching como “uma relação permanentemente focada nos clientes e nos respetivos planos de ação, no sentido da realização das suas visões de futuro. Este processo recorre a uma metodologia de questionamento e de descoberta pessoal, de forma a gerar no cliente um nível superior de consciência e de responsabilização. Ao mesmo tempo, proporciona ao cliente uma estrutura de apoio e de feedback.” Objetivou-se conhecer o impacto da implementação do Processo de Coaching nas Empresas (PCE) na produtividade das empresas. Aplicou-se um inquérito online a 16 chefias de empresas, seguindo-se uma entrevista semiestruturada realizada a quatro coaches com 14 questões que integram o perfil socioprofissional do coach e a sua opinião sobre a sua prática de PCE. Dos resultados conclui-se que a maioria dos coachees considera que o PCE traz benefícios aos resultados da empresa, destacando-se o desenvolvimento de competências e a melhoria da comunicação. O aumento de desempenho com a prática de Coaching situou-se em média entre os 50% e 70%. Quanto à avaliação do PCE, a maioria dos inquiridos não utiliza o retorno de investimento (ROI). Relativamente às entrevistas aos coaches, conclui-se que 75% concordam com o facto do Coaching gerar benefícios relevantes na vida profissional dos coachees e também se conclui que nenhum coach utiliza o ROI nas suas avaliações. Conclui-se ainda que a maioria dos coachees considera que o PCE traz benefícios nos resultados da empresa, destacando-se a motivação pessoal e a melhoria de desempenho da organização.