Análise da evolução da produtividade de lojas de retalho utilizando o índice de Malmquist
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
Este artigo pretende avaliar a evolução da produtividade ao longo do tempo de lojas de retalho de base alimentar (hipermercados e supermercados), utilizando o índice de Malmquist. Na avaliação da evolução da produtividade há que ter em conta dois efeitos: a alteração da eficiência técnica de cada loja e a alteração da fronteira da tecnologia. O índice de Malmquist permite captar correctamente estes dois efeitos. A alteração da eficiência técnica permite verificar se a loja se está a aproximar dos níveis de desempenho observados nas melhores lojas. A alteração da fronteira da tecnologia traduz a mudança tecnológica verificada no processo de produção entre dois períodos, resultante, por exemplo, da introdução de um novo equipamento nas lojas (e.g. caixas mais rápidas), de alterações no modelo de gestão central das lojas, ou de alterações no contexto que caracteriza o sector do retalho.
As contribuições principais deste artigo relacionam-se com a análise do percurso das lojas entre dois períodos, de forma a identificar lojas inovadoras, e com a análise da significância estatística das alterações de produtividade detectadas na cadeia de lojas. Este artigo propõe o uso de testes não-paramétricos para analisar se as diferenças detectadas entre os dois períodos ao nível das várias componentes do índice de Malmquist são estatisticamente significativas.
Os métodos desenvolvidos são aplicados a um caso real de uma cadeia de supermercados e hipermercados Portugueses para avaliar a evolução da produtividade entre os anos 2002 e 2004.