Refletir sobre a abordagem e impacto do pensamento e obra de Francisca Senhorinha numa perspetiva socio-histórica relançada nas temáticas atuais sobre ideologia e questões de género, a par do empoderamento à época no plano comunicacional do ideal e formação da mulher no seu tempo, aferindo como influenciou o movimento feminista no Brasil do século XIX e qual o impacto das suas contribuições na luta pela emancipação das mulheres um contexto sociopolítico deveras desafiador. Referencial Teórico: A pesquisa centra-se fundamentalmente em estudos e referências relevantes sobre a autora e sobre as questões associadas à temática em estudo, com particular destaque para investigações que a autora inspirou no estado, no país e no mundo. Contribuindo, desta feita, para um referencial teórico próximo ao que se associa a obra de Bárbara Souto intitulada de “Senhora do seu destino: Francisca Senhorinha da Motta Diniz e Josephina Alvares de Azevedo – projetos de emancipação feministas na imprensa brasileira (1873-1894)” (2013). Método: Revisão de literatura de matriz narrativa, buscando descrever e discutir o estado atual do tema pesquisado, nomeadamente no que refere a autores que consolidam e consubstanciam a perspetiva da autora sobre a qual se centra a investigação. Resultados e Discussão: Assume-se uma abordagem teórico-discursiva com base numa tríade relacional entre conceitos, autores e obra literário-comunicacional na imprensa com implicações (diretas e indiretas) no quadro evolutivo da temática adotada nesta investigação. Implicações da Pesquisa: constituir-se, desta feita, e para futuro, um conjunto de constatações e considerações que possam ajudar à reflexão sobre a história e os seus fazedores, em determinadas matérias e temáticas de grande valia na contemporaneidade discursiva à luz das preocupações atuais e das demandas da sociedade moderna. Originalidade/Valor: O presente estudo aborda, de forma singular, a originalidade da obra de Francisca Senhorinha da Motta Diniz, a qual reside principalmente na sua atuação pioneira e multifacetada como educadora, feminista e abolicionista em uma época em que as mulheres, especialmente as mulheres negras, enfrentavam sérias restrições sociais e institucionais. O legado inspirador empodera os domínios fulcrais para o mundo que se quer democrático e livre, essencialmente vocacionado a proteger e promover a “Educação para Todos”, num quadro de formação de valores assente na igualdade e fraternidade entre os povos, ajudando, desta feita, a constituir uma sociedade mais justa e inclusiva.