As imagens constantes nesta tese foram objeto de cuidado processo de licenciamento,
não se apresentando nenhuma que não tenha autorização expressa do autor ou dos seus
representantes legais, de casos em que as fontes permitam expressamente a sua divulgação académica,
ou estejam no domínio público. A autorização obtida versou apenas o uso adstrito à tese, pelo que se remete para os detentores legais da propriedade das imagens qualquer pedido de utilização posterior.
O desenho é espaço. Construindo-o, modelando-o e alterando-o, o desenho tem
conseguido ao longo de milénios de contínuo desenvolvimento, ser uma expressão tão
rica quanto variada nas suas múltiplas materializações. Neste sentido, o espaço é
condição do desenho pelos meios, suportes e técnicas que envolve, constituindo-se
igualmente como seu objeto e em muitas produções como objetivo, através de uma
exploração dedicada.
Esta investigação tem por objetivo caraterizar instâncias diferentes de espaço no
processo de construção do desenho artístico, tomando como referência o período
compreendido entre o último quartel do século XX e a atualidade, com base num quadro
fenomenológico de aquisição de dados e da sua operacionalização.
Propondo um percurso similar à realização de um desenho, partindo do que o enforma,
passando pelo que o regula e terminando na ação que o materializa, incorporando
aspetos de um desenvolvimento futuro, a investigação incide sobre as estruturas
concetuais do espaço no desenho, as regras compreendidas na sua utilização e a sua
operacionalização.
É apurado o carácter relacional, cumulativo e sequencial de aspetos diferentes de
apreensão, sistematização e construção de espaço, permitindo através do desenho
dominar e superar limites materiais da sua perceção e vivência. Trata-se de uma
articulação tão complexa quanto eficaz dos elementos referentes à perceção, cognição,
memória, criatividade e ação e numa instância secundária, dos elementos relativos ao
contexto, que permitem de modo fluido, eficaz e expedito, fazer com que o espaço seja
desenho.