Comparação dos tempos de rally e efetividade das ações entre voleibol profissional e escolar sub-19 uri icon

resumo

  • Este estudo teve como objetivo comparar os tempos de rally e o padrão de complexos e de ações realizados no voleibol profissional e escolar sub-19. Foram avaliados um jogo de voleibol masculino e feminino da Superliga Brasileira (voleibol profissional) e um jogo de uma equipa dos Jogos dos Institutos Federais (voleibol escolar sub-19) por meio do software Adobe®Premiere®Pro e analisou-se os tempos de rallies e seus intervalos, a percentagem (%) da densidade, os tipos e números de complexos e das ações nos rallies, além do ponto obtido no rally. Nos jogos de voleibol escolar sub-19 e feminino exibiram maiores tempo de rally e % da densidade, reduzindo o tempo de recuperação. No jogo de voleibol escolar sub-19 realizou-se um maior número de complexos no rally que o profissional. Os complexos com 3 e 1 ações foram os mais executados e exibiram maior ocorrência de pontos. O escalão dos sub-19 mostrou uma maior ocorrência de pontos por meio de erros de fundamentos (bloqueio, defesa e ataque), já nos jogos profissionais ocorreram mais pontos de ataque. Erros de serviço na superliga masculina foram mais relevantes que nas demais categorias. Conclui-se que o voleibol escolar sub-19 difere do profissional nos tempos de rallies e padrões dos complexos e ações, devido à menor experiência no desporto.

autores

  • Monteiro, António Miguel de Barros
  • Ferreira,João Batista
  • João Batista Ferreira Junior
  • Bittencourt,Rogério Silva
  • Andrade, Julia de Freitas
  • Andrade, Julia de Freitas
  • Bento, Wilian dos Santos
  • Bento, Wilian dos Santos
  • Pinto, M.A.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021
  • janeiro 1, 2021