selected publications
-
academic article
- Contribution of scientific journals to the construction of teacher training policies in Portugal. Revista de Educación. 169-192. 2023
- Educadores sociais: profissão (in)visível. Revista a Página da Educação. 41-42. 2023
- Mapear a(s) geografia(s) da ética. Revista a Página da Educação. 34-35. 2023
- Educadores Sociais: diários profissionais na construção de competências de deliberação prática. Revista Aprender. 12-24. 2022
- (Re)encontros em Salamanca. Revista a Página da Educação. 62-63. 2022
- A situação sociolinguística de Maquela do Zombo (Angola): perspectivas e desafios para o ensino de português em contexto triglossico. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. 255-269. 2022
- O Professor de Referência na Voz dos Estudantes do Ensino Superior no Contexto Moçambicano. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento (REID). 13:1-18. 2022
- Revisitar las políticas educativas en España y Portugal en el ocaso de sus dictaduras (1970-1973). History of Education & Children’s Literature. XVII:239-257. 2022
- Ser professor: reflexão e análise sobre as propostas do plano estratégico do ensino superior moçambicano (2012-2020). Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. 16-31. 2022
- Teachers trained in distance learning in the Mozambican context. International Journal of Human Sciences Research. 2:2-9. 2022
- As narrativas dos educadores sociais: Reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa. Lapalage em Revista. 6:27-37. 2020
- Ética e deliberação prática. As narrativas dos educadores sociais. Aula. 26:217-224. 2020
- Chano: o retrato de um paradigma de educação ao longo da vida 2020
- Salamanca: a academia e o professor. A Página da Educação. II:27. 2020
- O Iceberg do Educador Social: Contributos reflexivos de futuros profissionais. Revista de Educación Social. 238-254. 2019
- O Icerberg do Educador Social: contributos reflexivos de futuros profissionais 2019
- Ser Professor: uma (pre)ocupação legislativa?. Revista Profissão Docente. 18:222-238. 2018
- Ética e educação: as narrativas da formação de professores. Ala: Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca. 159-178. 2017
- Os desenhos da Berta: afetos e memórias do Colégio Campos Monteiro. Colégio Campos Monteiro - Espaço de Cultura e Memória. 225. 2013
- Ser Professor na Escola do Século XXI. Jornal Ensino Magazine. 2013
- Profesores y escuelas: la imagen social de los profesores de la enseñanza básica en Portugal. Aula. 225-242. 2013
- Profissão Professor - Saber Profissional de Referência. Revista Profissão Docente. 13:67-72. 2013
- Eurodyssée: Mogadouro em Ciney. A Página da Educação. II. 2011
- Imagem e desafios da profissão docente. Jornal Ensino Magazine. 2011
- Imagem e desafios da profissão docente. A Página da Educação. II. 2010
- Memória(s). Brigantia - Revista Cultural. XXVI. 2006
- Escolas e Professores - Isolamento e desenvolvimento da identidade profissional docente. Brigantia - Revista de Cultura. XXIV. 2005
- Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança. Brigantia - Revista de Cultura. XXV:137-178. 2005
- As Nossas Escolas do 1.º Ciclo - O que foram - o que são: Escolas do Concelho de Bragança versus Escolas de Castilla e León. Brigantia - Revista de Cultura. XXIV. 2004
- As nossas escolas do 1.º Ciclo: o que foram : o que são. Brigantia - Revista de Cultura. XXIV:175-233. 2004
-
book
- Inclusão educativa - do passado ao presente 2020
- Lopes de Azevedo, L.; Madureira C. & Bonifácio, C. (2019) (Org.). Atas do II Fórum Internacional Africa Cooperação e Desenvolvimento (II FIACED) 2019
- PROFESSORES E ESCOLAS: Imagem Social e Desafios de Profissão 2015
- PROFESSORES E ESCOLAS: Imagem Social e Desafios de Profissão 2011
-
chapter
- A formação Pedagógica do professor universitário - contributos e reflexões 2022
- As Mensagens Pedagógicas da Revista Aprender (Ano de 1989) 2022
- Perceptions of students and teachers residing in low-density territories during the Covid-19 pandemic 2022
- Professores e Escolas - uma relação enlaçada pela ética do rosto 2022
- Revisitar a telescola em tempos de pandemia: perceções de professores 2022
- (Per)cursos de formação de professores - abordagens intercontinentais 2021
- JOGOS DE COOPERAÇÃO NO JARDIM DE INFÂNCIA 2021
- Influencias Belgas en la EducaciónEspañola e Iberoamericana 2019
- No trilho da equidade - uma história de vida de inclusão socioeducativa 2019
- Revisitar as três faces da Pedagogia: (re)construção da memória educativa 2019
- Revista Escola Portuguesa - Oitenta e quatro anos depois uma leitura (im)provável 2018
- (Pre)ocupações do professor no século XXI 2017
- Memórias da Vida de Professor em Moçambique - (Re)construção de uma Narrativa 2017
- Memórias da vida de professor em Moçambique: (Re)construção de uma narrativa. 485-500. 2017
- O Professor no Olhar de Adolphe Ferrière - Uma Leitura Contemporânea 2016
- O professor no olhar de Adolphe Ferrière: uma leitura contemporânea. 227-235. 2016
- Desigualdade Social vs Ordenamento do Território e Educação em Cabo Verde. 505-519. 2014
- Ettore Gelpi - Retalhos da Vida e Obra de um Pedagogo, com Ecos em Portugal 2014
- Ettore Gelpi: retalhos da vida e obra de um pedagogo, com ecos em Portugal. 489-500. 2014
- Gestão das Escolas da Praia - Cabo Verde 2014
- Gestão das escolas da Praia: Cabo Verde. 521-538. 2014
- Lawrence Stenhouse - Revisitando a influência da sua obra em Portugal 2011
- Ensinar - tarefa de mulheres? 2009
- Ensinar: Tarefa de Mulheres?. 569-581. 2009
-
conference paper
- Contribuições do GeoGebra para a apreensão de conceitos relativos aos espaços vetoriais. 530-541. 2023
- TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior. 88-100. 2022
- Jogos de cooperação no jardim de infância. 50-55. 2021
- TUT4IND: Uma proposta de inclusão educativa no Ensino Superior. 88-100. 2021
- A escola como lugar de hospitalidade (Co)construção em tempos de lazer. 83-83. 2020
- Inclusão educativa: Do passado ao presente. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 1139-1148. 2020
- Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 121-128. 2017
- Memories of teacher life in Mozambique: (Re)construction of a narrative. 23-24. 2017
- Ser professor: uma (pre)ocupação legislativa?. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 120-121. 2017
- Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa. 86. 2016
- Inovação de práticas pedagógicas ¿ estratégias de supervisão na transformação de práxis docentes 2016
- O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente. 64. 2016
- Um olhar reflexivo ao filme «DIVERTI DAMENTE». 89. 2016
- Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde. 29. 2016
- Ética: para quê e porquê na formação de professores?. 204. 2016
- Inovação de práticas pedagógicas: estratégias de supervisão na transformação de práxis docentes. 746-755. 2015
- O cinema como recurso pedagógico no Quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades e perspetivas de futuro em Portugal. 89-94. 2015
- Felicidade no trabalho: relações ou ralações?. 23. 2014
- Lawrence Stenhouse: revisitando a influência da sua obra em Portugal. 661-667. 2011
-
document
- Vivência(s) de intervenção socioeducativa - o caso de uma instituição pública. 179. 2022
- Parental involvement as a human (dis)involvement strategy in the municipality of Penafiel. 82-83. 2021
- Dilemas éticos - experiências e reflexões partilhadas em contexto moçambicano. 218-219. 2021
- A escola como lugar de hospitalidade: (co)construção de aprendizagens em tempo de lazer. 83. 2020
- Dilemas éticos - da narração à problematização 2020
- Robótica: uma abordagem reflexiva na práxis educativa. 95. 2020
- Nísia Floresta 2019
- Educação à distância como modelo alternativo na formação contínua de professores em Moçambique. 13. 2019
- II FIACED - Fórum África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento - livro de atas 2019
- Imagem Social dos Professores na Perceção dos Alunos: Bom Professor ou Professor Bom?. 139. 2019
- Ética e Educação - as narrativas dos pedagogos sociais. 137. 2019
- A pedagogia do oprimido: uma (re)leitura atual. 40. 2018
- A perceção dos gestores de escola sobre o perfil profissional dos professores formados na modalidade de ensino a distância. 28. 2018
- Diz-me como aprendes... dir-te-ei o papel que assumes na avaliação. 55. 2018
- Dádiva e hospitalidade - intervenção socioeducativa e retalhos da vida de um educador popular. 33. 2018
- O Papel dos Técnicos de Intervenção Socioeducativa na Educação para o Século XXI. 14-15. 2018
- Políticas de formação de professores: cruzando a(s) realidade(s) portuguesa e moçambicana. 61-34. 2018
- Projeto ArteInclusa. 39. 2018
- Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor. 19. 2017
- Memórias da Vida de Professor em Moçambique - (Re)construção de uma Narrativa. 23-24. 2017
- Ser Professor: Uma (Pre)ocupação Legislativa?. 120-121. 2017
- Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa. 86. 2016
- O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente. 64. 2016
- Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia. 85. 2016
- Um olhar reflexivo ao filme "DIVERTI DAMENTE". 89. 2016
- Um olhar reflexivo ao filme «DIVERTI DAMENTE». 89. 2016
- Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde. 29. 2016
- Ética para quê na formação de professores?. 204. 2016
- Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de SuperVisão na Transformação da Práxis Docentes. 118. 2015
- O Cinema como Recurso Pedagógico no Quefacer Formativo e Profissional dos Educadores Sociais. 57. 2015
- Felicidade no trabalho: Relações ou Ralações?. 23. 2014
-
journal article
- Being a teacher in a time of pandemic. Heliyon. 1-11. 2023
- Contribución de las revistas científicas a la construcción de políticas de formación para el profesorado en Portugal. Revista de Educación. 181-206. 2023
- Intellectual disability in higher education: Self-perceived training needs of university teachers. Specijalna edukacija i rehabilitacija. 1-15. 2021
- Ética e Educação: as narrativas da formação de professores. Aula. 159-178. 2017
- Profesores y escuelas: la imagen social de los profesores de la enseñanza básica en Portugal. Aula. 225-242. 2013
- Profissão professor: saber profissional de referência. Revista Profissão Docente. 67-72. 2013
- Ser Professor na Escola do Século XXI. 31-31. 2013
- Imagem e desafios da profissão docente. A Página da Educação. 38-39. 2010
- Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança. Brigantia - Revista de Cultura. 137-178. 2005
- As nossas escolas do 1º Ciclo: o que foram : o que são. Brigantia - Revista de Cultura. 175-233. 2004
-
report
-
thesis