selected publications
-
book
- IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- A importância dos recursos de base tecnológica nas empresas face à pandemia 2022
- Competitividade do turismo e impacto no crescimento económico nos países lusófonos 2021
- III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021: livro de resumos 2021
- Entrepreneurship within the young Cape Verde migrant population. 2019
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2019
- I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
-
chapter
- A Educação Literária: uma apologia da leitura. 93-100. 2018
- A diarística juvenil contemporânea: multiculturalidade e globalização na literatura ibero-americana. 1559-1576. 2013
- O diário juvenil: identidade(s) e globalização. 251-276. 2011
- Da loucura: como logos em José Régio. 41-58. 2006
-
conference paper
- A poesia para a infância: criatividade no processo pedagógico. 69-69. 2023
- ASSESSMENT OF SKILLS TO FACILITATE THE LEARNING OF READING AND WRITING: A STUDY IN THE 1ST YEAR OF SCHOOLING IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 1-2. 2022
- IDENTIFYING RISK IN READING AND WRITING IN THE 2ND YEAR OF SCHOOLING: A STUDY IN NORTHERN PORTUGAL IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. Edulearn Proceedings. 1-2. 2022
- IDENTIFICATION OF STUDENTS AT RISK IN READING, WRITING AND GRAMMAR: A STUDY WITH STUDENTS FROM 3RD AND 4TH GRADES IN NORTHERN PORTUGAL. INTED Proceedings. 1-2. 2022
- As tecnologias digitais para promover a leitura e escrita. 152-153. 2022
- Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise de SWOT do projeto. 176-176. 2022
- O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada. 779-790. 2021
- Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo. 139-140. 2021
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 228-228. 2020
- O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva. 340-345. 2020
- A poética regiana e o problema da arte como (re)velação. 89-89. 2019
- A promoção da leitura (literária): projeto “A biblioteca vai a casa". 1613-1625. 2019
- Carolina Michaëlis: pensadores ao longo da história 2019
- Construindo representações do mundo: análise de uma experiência pedagógica com crianças. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 192-192. 2019
- ICT - World with(out) borders: contradictions in the Zuckerberg Galaxy. 19-19. 2019
- O perfil do professor à luz do perfil do aluno. 19-21. 2019
- O problema do cânone literário lusófono: análise de manuais escolares. 49-49. 2019
- O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva. 340-345. 2019
- O projeto Promover a Leitura e a Escrita como promotor de uma educação inclusiva 2019
- A biblioteca vai a casa: projeto de promoção da leitura: educação literária. 156-156. 2018
- A escola como distopia: representações em diários juvenis ficcionais do século XXI. 141-141. 2018
- Do cão-tinhoso (Honwana) ao cão das lágrimas (Saramago): Universos distópicos na literatura lusófona 2018
- Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES. 12-12. 2018
- O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura. 36-36. 2018
- Práticas promotoras de educação literária na educação de infância e contexto familiar. 192-192. 2018
- Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância. 117-117. 2018
- Três breves trípticos. 128-128. 2018
- A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. 317-317. 2017
- A construção do «eu» na obra de José Régio: circularidade entre revelação e encenação. 60-61. 2017
- A dimensão histórica do texto literário: o valor testemunhal da escrita autobiográfica. 624-624. 2017
- Almeida Garrett exilado: A leitura de Victor Hugo e a (re) criação de si mesmo.. 40-40. 2017
- Da planificação à textualização: atividades promotoras do desenvolvimento de competências de escrita. 100-100. 2017
- Da planificação à textualização: atividades promotoras do desenvolvimento de competências de escrita.. 273-284. 2017
- Didática da literatura: os géneros autobiográficos nos programas e manuais de português. 57-57. 2017
- Escrever... como e para quê - práticas e conceções de crianças sobre escrita. 105-105. 2017
- O desenvolvimento de competências de compreensão da leitura. 99-99. 2017
- Os sistemas educativos chinês e português: desafios à formação de professores. 106-106. 2017
- Práticas promotoras do desenvolvimento de competências de leitura: a compreensão leitora. 394-402. 2017
- Seis propostas para a formação de educadores e professores. 3-6. 2017
- A educação literária: uma apologia da leitura. 74-75. 2016
- Atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica: discriminação e manipulação de rimas. 127-127. 2016
- Desafios à formação de educadores e professores em Portugal no século XXI. 35-42. 2016
- Luís António Verney: apóstolo cívico do Iluminismo em Portugal 2016
- O(s) lugar(es) do texto literário nos manuais de português. 402-410. 2016
- Repensar o 1.º ciclo do ensino básico: organização e práticas em sala de aula. 212-218. 2016
- A abordagem do texto poético em manuais do 2.° CEB: análise de tipologias textuais, temas e propostas didáticas. 40-40. 2015
- A abordagem do texto poético em manuais do 2.º CEB: análise de tipologias textuais, temas e propostas didáticas 2015
- A presença da literatura oral tradicional santomense no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa em São Tomé e príncipe: programas, manuais e práticas dos professores.. 104-105. 2015
- A representação da fauna na literatura oral e tradicional de São Tomé e Príncipe. 96-97. 2015
- A representação da mulher nos contos tradicionais santomenses. 94-95. 2015
- Diários juvenis em tempos de guerra: de Anne Frank a Zlata Filipovic. 39-39. 2015
- Diários juvenis: da comunicação e revelação de um «Eu» autobiográfico à sua invenção. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 614-615. 2015
- Influência do crioulo forro na escrita do português nas crianças em idade escolar em São Tomé e Príncipe. 106-107. 2015
- Influência religiosa nos contos tradicionais de São Tomé e Príncipe. 100-101. 2015
- Os textos de autores santomenses nos manuais de língua portuguesa usados na República Democrática de São Tomé e Príncipe no período pós-independência. 90-91. 2015
- Toponymy and its elations with legends. 88-89. 2015
- A problemática da temporalidade nos diários juvenis contemporâneos (ficcionais). 97-98. 2013
- Contar e escrever a vida: os géneros autobiográficos no programa de português do ensino básico. 8-8. 2013
- Greg: “Considero a escola preparatória a ideia mais estúpida alguma vez inventada”: as representações da escola nos diários juvenis (ficcionais). 401-401. 2013
- Reflexões sobre práticas de ensino e aprendizagem da escrita. 7-7. 2013
- O diário juvenil: identidade(s) e globalização. 66-66. 2011
- A escrita pictográfica de uma história... A recriação lúdico-interpretativa de os ovos misteriosos. 52-52. 2010
- Grufalões, cuquedos e outros Bichões... A criança e a ilustração do fantástico. 51-51. 2010
- Os contos de H.C. Andersen: uma visão romântica da infância. 226-240. 2008
-
document
- Identifying risk in reading and writing in the 2nd year of schooling: a study in Northern Portugal in the context of the Covid-19 pandemia 2022
- Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise SWOT do projeto. 176-176. 2022
- Identification of students at risk in reading, writing and gramar: a study with students from 3rd and 4th grades in northern portugal 2022
- O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva. 80-81. 2020
-
journal article
- Perceções dos Estudantes sobre o Estágio Supervisionado em Contexto do Ensino Remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. 1-23. 2021
- Cultura e educação na galáxia de Zuckerberg: reflexões a partir da diarística infantojuvenil. Journal of the Sociology and Theory of Religion. 146-164. 2019
- A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 313-318. 2017
- As margens do escrever-se em Páginas do diário íntimo de José Régio. Estudos Regianos. 183-192. 2017
-
report
-
thesis